terça-feira, 24 de junho de 2008
BALÕES SÃO RISCOS PARA A SEGURANÇA DE VÔOS.
As festas juninas estão chegando e com elas o risco de acidentes provocados por balões. Correm perigo não só as florestas e o ambiente urbano, como o setor aeroviário. Um dos riscos é a possibilidade de um choque entre balões e aeronaves em fase de pouso e decolagem.
No início de maio aconteceu a primeira queda de um balão junino de grande porte no pátio do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo (SP). Apesar do risco, felizmente, a ação de combate ao incêndio foi imediata e evitou qualquer tipo de danos a pessoas ou equipamentos próximos ao local.
A Infraero informa que em abril resgataram 4 balões. Em 2007 caíram no total de 35 balões, só no mês de maio foram 19.
As campanhas, alertas e monitoramento de balões que envolvem risco para aeronaves são desenvolvidos por toda comunidade aeroviária: Infraero, Aeronáutica, Polícia Militar, Bombeiros urbanos e aeroportuários e companhias aéreas. Já houve também campanhas em parceria com as secretarias de Segurança Pública e com a Defesa Civil, devido ao perigo de incêndio em matas e residências. Ainda assim é necessária a participação de toda sociedade para o combate à prática ilegal de soltar balões juninos.
De acordo com a Lei 9.605/98, o artigo 42 prevê que ações como estas são consideradas crimes ambientais, com pena de até três anos de prisão.
By O Globo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário